Manter os dados arquivados e em segurança são prioridades para qualquer empresa. Para isso, existem diversos tipos de backup disponíveis, separados em dois grupos majoritários: interno e externo. O interno acolhe as opções de gravação em servidor interno ou em mídias físicas, como pen-drive, DVD ou HD externo. Já o externo compreende a modalidade mais utilizada atualmente pelas empresas, o backup em Nuvem. Neste artigo, ajudaremos você a entender quais os tipos de backup utilizar e os seus riscos.
Mesmo com a grande quantidade de tipos de backup, ainda assim, há empresas que preferem optar pelo método físico. Para dados não tão fundamentais ou domésticos, o uso de HDS externos ou pen drives, por exemplo, facilitam o manuseio da informação e seu compartilhamento/edição com os interessados. Porém, é preciso que você tenha ciência de que esses tipos de backups não são seguros. Já que, se esses equipamentos sofrerem algum dano, você poderá perder facilmente todas as suas informações armazenadas. Isso torna essas opções arriscadas, caso você confie apenas no HD e no pen drive como suas formas de backup.
Enquanto o sistema externo de armazenamento está sujeito a falhas, a Nuvem fornece muito mais mobilidade quanto ao seu ambiente. Independente do tamanho do seu negócio, a importância de seus dados serão os direcionadores da questão.
Por isso, a opção de armazenamento em Cloud irá lhe garantir muito mais segurança e duas outras coisas muito importantes para a sua empresa: agilidade no processo e praticidade. Os seus arquivos serão sincronizados de forma automática e de modo programado, com a possibilidade de acessa-los em qualquer lugar e dispositivo. Eliminam-se também gastos com espaço físico ocupado por enormes equipamentos de hardware.
Office Tower, Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, Sala 506 - Candelária, Natal - RN